23 dezembro 2011

Meu problema: quelóide --'


Hi everybody,
faz dias que estou ensaindo fazer esses post e nunca dava ou estava com preguiça...o assunto de hj é sobre quelóide!
Uma bolinha pequena pode dar muita dor de cabeça. Decidi fazer esse post, pois fiz um piercing no nariz e no último mês resolveu aparecer essa bendita...no começo não liguei muito, mas com o passar dos dias vi que não saia e que só aumentava, decidi então pesquisar na internet o que era, resultado: quelóide! Descobri que não tem cura e vi muitas pessoas falando horrores sobre isso, fiquei morrendo de medo de perder o nariz, de ter que fazer cirurgia e até mesmo de ter uma deformação no nariz, mas calma, não é bem assim que as coisas ocorrem...Vamos primeiramente a definição de quelóide:

Os quelóides são geralmente sem sintomas, mas, algumas vezes, podem ser pruriginosos e em outros dolorosos; espontaneamente ou através da palpação. As cicatrizes costumam se apresentar largas ou espessas em tamanho maior do que esperado, havendo uma relação correspondente entre a forma e tamanho da lesão.

Esse fenômeno inicia como placas rosadas ou vermelhas, de consistência firme e elástica, bem definidas. Nos primeiros meses sua identificação pode ser comprometida, mas, a seguir, o crescimento excessivo e descontrolado faz com que a cicatriz cresça além dos limites da lesão original, se torne lisa, de forma irregular, hiperpigmentada, de consistência rígida e sintomática. 

Formas de Prevenção e Tratamento

Para o Dr. Tournieux, não há grande problema com o quelóide hoje em dia, pois é possível fazer uma grande cirurgia identificando anteriormente essa predisposição através de uma cicatriz anterior do paciente, até de um machucado. Para evitar ou amenizar o quelóide é possível fazer a betaterapia que é uma radioterapia que busca atenuar ou diminuir a incidência de colágenos produzidos pelos fibroblastos.

A utilização da injeção intralesional de corticosteróides com seringa ou Dermojet em geral produz excelentes resultados. De acordo com informações do artigo sobre Quelóides publicado na Bibliomed.com.br, "Em culturas de fibroblastos da pele os glicocorticóides diminuem especificamente a síntese do colágeno em comparação com a síntese total de proteínas. Além disso, os glicocorticóides aceleram a decomposição do colágeno nos quelóides".

O uso de corticóide é também indicado logo no início em que o quelóide está se manifestando na cicatriz quando está aparecendo um relevo maior. O medicamento é colocado na lesão. A manipulação do corticóide tem que ser muito cuidadosa para não atingir as adjacências da cicatriz pois, se isso ocorrer, pode atrofiar o tecido bom também.

Pode haver uma certa dificuldade inicial em se injetar o medicamento devido à rigidez das lesões. À medida que estas se tornam menos sólidas e elevadas, a injeção se torna mais fácil. O congelamento com aplicação de nitrogênio líquido em spray ou em swab de algodão, antes da infiltração, torna a lesão edematosa e menos densa, propiciando injeções mais fáceis e precisas. 

Uma vez instalado o quelóide, o tratamento pode consistir de uma a cirurgia na qual a cicatriz anterior é retirada. Após essa fase, é feita outra cirurgia na qual o tecido pode ser preparado pela betaterapia ou, posteriormente na remoção dos pontos e se for observada uma elevação da linha cicatricial, é utilizado corticóide, pondera o Dr. Tournieux. Após a cirurgia recomenda-se compressão e pressão constantes durante um período aproximado de quatro a seis meses. A aplicação de ácido retinóico a 0,05% duas vezes ao dia apresentou resultados favoráveis em 77% de 28 casos refratários à outras terapêuticas. Há evidências in vitro de que o ácido retinóico diminui a produção de colágeno nos quelóides.




Bom, o que me indicaram foram dois remédinhos, o primeiro é Rifocina que é um antibiótico de uso tópico( em spary), ele é de cor laranja e por isso eu aplico com um cotonete e a noite, tem que tomar muito cuidado com ele por conta da pigmentação e pode manchar.

em média R$12,00

O segundo é a Diprogenta uma pomadinha que elimina as bactérias no local infestado, cicatriza, elimina prurido, enfim restabelece a tonus normal da derme afetada. 90% dos casos são curados, e o tempo depende de cada organismo, passo a pomada duas vezes no dia. Dizem que ela é milagrosa rsrsrsrsrs

em média R$25,00


Estou usando os dois e espero resultados sem ter que tirar o piercing, mas gnt, CUIDADO...antes de fazer qlqr tipo de piercing, vejam se vcs não terão problemas futuros e procure um bom body piercing para fazer..!

Espero que posso ajudá-las..

Beijos&commuitogloss:*



8 comentários:

  1. Bom dia :) ótimo post!!
    ja estou seguindo seu blog!
    te convido a seguir o meu e participar do sorteio de natal
    onde vc escolhe o premio, estão sugeridos: chapinha rosa da Gama Italy,
    paleta de sombras A da Manly, ou R$200 para gastar como quiser!
    será super bem vinda
    tenha um ótimo dia amore
    bjinhos
    www.coisasdeladdy.com

    ResponderExcluir
  2. ADOREI O SEU BLOG!
    ME SEGUE??SE ME SEGUIR ME AVISA QUE EU TE SIGO DE VOLTA OK?
    http://daniele-costa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oii, adorei o post! também tenho um piercing no meu nariz e a 1 mes tambem saiu uma queloide, no começo nem liguei mas agora ta ficando Horrível, já pesquisei varias vezes sobre o assunto e to morrendo de medo mas hj fui onde eu coloquei o piercing e ele me passou essa pomada diprogenta e pesquisando sobre a pomada achei esse post. to bem mais confiante de q essa pomada possa resolver isso! bjoss :)

    ResponderExcluir
  4. Oii adorei seu comentario e sua resposta sobre o queloide to mas confiante agora depois de tudo que vi de horrores que disseram vc me deu confiança e eperança tenho um pircing no nariz e nasceu tem 1 semana essa queloide fui pesquisar e vi que a coisa é seria mesmo no começo ainda achei que era uma espeinha rsrs... amanha cedo ja vou procura o remedio bjs e boa sorte a todos!!!

    ResponderExcluir
  5. oi nina, adorei seu blog e a materia sobre queloide.. mas queria saber se vc resolveu o problema do seu quelóide ou se precisou tirar o piercing.. AGUARDO SUA RESPOSTA!

    ResponderExcluir
  6. oi nina, adorei seu blog e a materia sobre queloide.. mas queria saber se vc resolveu o problema do seu quelóide ou se precisou tirar o piercing.. AGUARDO SUA RESPOSTA!

    ResponderExcluir
  7. Ooi' Qeriaa sabeer como Qe e no começoo' ?
    Colokeei meu piercing faaz 1 semana maas ou menoos ,, e acoordeei coom uma bolinha vermelhaa no nariiz ... Agoraa não seei se ´Queloide ou nãoo' ,, e a segundaah veez Qe eu colokoo piercing noo nariiz e da outraa veez tive qe tiraar Pk tava imflamadoo maas Qd tireei eu tava coom a mesma bolinha beem peqena ...
    Maas emfiim sooh qero saber como e no começoo' ?
    Obrigadoo ,, Bjooo's

    ResponderExcluir
  8. a sua aparencia e de doida .mas as dicas sao boas obrigado, valeu mesmo.

    ResponderExcluir

2 3 02 08 02 08 02 08 02 08 02 08 02 08