01 outubro 2013

Diário de uma mãe: Campanha de doação de leite materno!!



Olá pessoal, tudo bem?
No dia 22 de maio, o Ministério da Saúde (através do programa Rede Cegonha) lançou a Nova Campanha de Doação de Leite e anunciou um investimento de R$ 11,6 milhões para reforma e construção de unidades de doação, além de reajuste dos procedimentos. Tudo isso com a meta de aumentar em 15% a quantidade coletada de leite materno no país, que, em 2012, foi de 166 mil litros provenientes de 179 mil doadoras e redistribuídos para 171 mil recém-nascidos.

Por que doar?
O leite materno é destinado a bebês que não podem ser amamentados por suas mães biológicas, como aqueles que nascem prematuros ou com algum tipo de complicação e precisam ser internados em UTIs neonatais. O leite doado é o que os mantêm vivos e os ajuda a se desenvolver de maneira saudável para que possam deixar o hospital o quanto antes. A doação de leite é um ato altruísta que beneficia milhares de bebês, contribuindo para a redução da mortalidade neonatal, cuja taxa, em 2010, era de 16,2 óbitos por mil nascimentos.
Buscando valorizar o aspecto humano da ação, os organizadores escolheram duas pessoas muito especiais para serem a cara da campanha: Dona Ilza Pereira da Silva e João Marcello Bôscoli, filho da cantora Elis Regina com Ronaldo Bôscoli. Hoje, João é produtor musical, mas há 42 anos, quando nasceu prematuro, foi o leite de Dona Ilza que garantiu sua sobrevivência.
Como doar?
A princípio, toda mãe que amamenta é uma doadora em potencial. Existem, contanto, algumas restrições para garantir que o leite recebido seja inteiramente saudável – a doadora não deve fumar, consumir álcool, drogas ilícitas, ou medicamentos incompatíveis com a amamentação e deve apresentar exames do pré ou do pós-natal comprovando estar bem de saúde – afinal, o recipiente desse leite será um bebê em estado de saúde precário.
O primeiro passo é entrar em contato com algum Banco de Leite Humano (encontre o mais próximo de você aqui). Eles darão as orientações necessárias a respeito da coleta, como procedimentos de higienização e conservação do frasco do leite.
Para ajudar na divulgação, a página do Facebook Aleitamento Materno criou um aplicativo explicando todo o passo a passo da doação, ajudando a identificar o banco de leite mais próximo e os procedimentos necessários. Para acessá-lo, clique aqui.
Então mamães, estão esperando o que?!! Participe da campanha ;) 



12 comentários:

  1. Amei a iniciativa. Achei super bacana a ideia da campanha!

    www.cindereladementira.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii Lena, como faço Nutrição, já fiz e vou fazer estágio de novo no hospital aqui da minha cidade, um deles. Lá tem um lactário, onde chegam doações de leite, a gente acompanhou o processo de seleção, armazenamento e distribuição também. Se as pessoas vissem a realidade das mães e bebês internados, doariam sempre... pois é muito triste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu imagino mesmo Cah, infelizmente nem todo mundo sabe como é a realidade!!

      Beijos:*

      Excluir
  3. Obg pela visitinha Helena! Fique à vontade pra voltar quando quiser!
    http://darygeniosa.blogspot.com.br/

    bjs

    PS: Ah o Nicolas é liiiiindo d+!!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sua iniciativa e a sua atitude! Como eu ainda não sou mãe, vou apenas divulgar.

    xx,
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, fazendo divulgação já ajuda e muito!!

      Beijos:*

      Excluir
  5. Que lindo o seu filho! Adorei sua iniciativa.

    ♥ Blog Cerejas no Topo:
    http://www.cerejasnotopo.com

    ResponderExcluir
  6. Que iniciativa boa! Vai ajudar muitas pessoas com certeza!

    Beijoos, Ana Carolina.
    http://simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir

2 3 02 08 02 08 02 08 02 08 02 08 02 08