26 agosto 2015

A importância da leitura na educação infantil!!

Olá pessoal, tudo bem??
Eu sempre gostei MUITO de ler, "comia os livros" como dizia meu pai.. toda data comemorativa eu sempre ganhava livros dos meu avós, tios, pais, de tanto que o meu amor por eles era imenso.. e ainda é!!!
Quando eu tava grávida, o que mais desejei foi que o Nicholas amasse os livros assim como eu.. e eu estaria disposta para fazer o impossível pra isso acontecer!! E o resultado: ele AMA um livro!!
Procuro incentivar muito, leio na frente dele, leio para ele e sempre que vou comprar alguma coisinha pra ele opto pelo livro. O Ni tem vários livros ( querem um vídeo com os preferidos dele e uma resenha?), deixo eles bem exposto e de fácil acesso pra ele pegar quando quiser ( querem um vídeo também de como incentivar a leitura pro seu filho?).. por isso, decidi trazer pra vocês hoje a importância da leitura na educação infantil.



Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. "Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores", diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP). 
A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras. 

Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Parece exagero? Nos Estados Unidos, por exemplo, a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation) garante que, para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura renda. 

Fonte: Educar para crescer

Cantinho da leitura do Ni

Então tá esperando o que pra começar a montar aquele espacinho de leitura na sua casa? Lembrem-se: A criança aprende muito mais com o que ela vê, portanto leia muito na frente dela e para ela!! 

O site "Educar para Crescer" tem um acervo com 204 obras essenciais para serem lidas do Ensino Infantil ao Ensino médio Clique Aqui e veja ;) 

Beijão
     Helena Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2 3 02 08 02 08 02 08 02 08 02 08 02 08