04 setembro 2015

Como otimizar tempo de estudos!!

Olá pessoal, tudo bem??
A faculdade anda uma correria, como faltei muito, perdi muita matéria e ai que to agora que nem uma maluca correndo atrás do tempo perdido :'( Sei que muitas meninas acompanham o blog estão correndo contra o tempo para as provas do ENEM, concursos e faculdade também!!
Visto isso, trouxe hoje um artigo muito interessante que achei pela internet de como otimizar o seu tempo de estudos. Sejam 10 horas que você tenha, ou apenas 2 horinhas livres que você tem no dia..

♥Confiram:



#1. Reserve a melhor parte do dia

Todos nós temos momentos mais ou menos adequados para estudar durante o dia. Isso depende de vários fatores (internos e externos ao indivíduo), mas, de modo geral, nos sentimos mais dispostos em determinado período.
Particularmente, sou mais produtivo à noite, talvez por causa do silêncio e do clima ameno. Mas conheço que adora estudar pela manhã, após tomar café. Não ignore esse aspecto. Muitas vezes nos sentimos entediados estudando porque reservamos uma parte inadequada do dia.
Se ainda não consegue enxergar o seu melhor momento, se analise. Vale muito a pena!

#2. Tenha uma rotina previsível

Durma e se alimente em horários definidos e semelhantes todos os dias. Qualquer especialista em bem estar dá essa orientação àqueles que querem tirar o máximo de proveito das energias do seu corpo.
Quando você estiver condicionado de verdade, seu organismo vai pedir para estudar. No horário certo ele estará preparado para isso. Parece exagero? Faça o teste!

#3. Desligue o celular e outros aparelhos

Esse certamente é um dos elementos que mais tem feito concurseiros perderem tempo durante os estudos. Ao darem atenção ao telefone celular (principalmente os smartphones com WhatsApp e outros aplicativos) a concentração se esvai e tentar retomar de onde parou sempre dá trabalho.
Se estudar para o seu Concurso é prioridade e plano de vida, você vai desligar o celular para estudar. Seus amigos, familiares e colegas de trabalho (se for o caso) têm que entender isso. Mas a atitude tem que partir de você.

#4. Aprenda a dizer “não”

Aniversário da vizinha, batizado do filho do amigo, inauguração da loja do primo. Acredite: sempre vão surgir oportunidades para que você deixe de estudar. Não adianta se boicotar dizendo que “essa é uma oportunidade imperdível, não posso deixar de ir”. Essas oportunidades sempre ocorrerão, e você deve ser firme e manter o compromisso consigo mesmo dizendo “não”.
As pessoas que realmente importam para você já entendem que este momento é de privação para garantir um futuro melhor. Lembre-se disso. Lembre-as disso. Seus concorrentes de verdade estão conscientes disso.

#5. Você bebe? Cuidado!

Bebida e estudo não combinam. Ao consumir bebida alcóolica você modifica suas faculdades físicas e psicológicas, interferindo diretamente em sua capacidade de aprendizado.
Quem exagera em uma noite pensando em estudar no dia posterior certamente terá sérias dificuldades. Os problemas vão de dor de cabeça, indisposição, enjoo etc. Além de perder os estudos na noite da bebedeira, a ressaca lhe impedirá de fazer algo útil durante mais ou menos um dia. Se for estudar, não beba!

#6. Comece no ritmo certo

Imagine você fazer uma corrida de cinco quilômetros e assim que parar de correr sentar para estudar? Ou então almoçar uma feijoada e tentar a leitura de um livro?
Fique atento ao ritmo do seu corpo e do seu espírito antes de iniciar seus estudos. Se você estiver nervoso, impaciente, cansado ou com qualquer sentimento que seja incompatível com sua preparação, conduza seu estado de espírito. Quando estiver tranquilo e pronto para iniciar, siga em frente.

#7. Termine no momento certo

Tem gente que não considera o momento certo de parar de estudar. Escolha os finais de capítulo para encerrar uma jornada de estudo.
Quando você para de estudar no meio de um texto a tendência é que você reinicie os estudos sem se situar no conteúdo. Respeitar os ciclos dos assuntos é muito importante.

#8. Leia títulos, citações e tópicos em destaque

Essa é uma medida simples que vai ajudar bastante a poupar tempo nos seus estudos. Ao ler os tópicos em destaque, títulos e subtítulos antes de iniciar a leitura de um texto você tem uma boa noção do que trata aquele material, e não fica perdido durante a leitura. Em vez de ser conduzido pelo autor do texto, você direciona a atenção na sua leitura para os pontos que acha mais importante.

#9. Tenha um roteiro de estudo

Tem concurseiro que senta na mesa, põe os livros à sua frente e se pergunta: “o que vou estudar hoje?”. Completamente errado!
Sem um roteiro de estudo você estuda demais certos assuntos e deixa de estudar outros. Defina o que é prioridade, conheça suas necessidades e objetivos. A partir disso, faça seu roteiro de estudos diariamente. No final, avalie se conseguiu alcançar a meta estabelecida no início.
Você tem dificuldades para criar um roteiro de estudos? O nosso amigo Leandro tem a solução, assista o vídeo no link abaixo onde ele fala sobre como otimizar o tempo de estudos e sobre os impressionantes mapas mentais.

#10. Dê intervalos

Sugiro que, de hora em hora, você tenha cerca de dez minutos para relaxar e recarregar as energias para prosseguir nos estudos. Isso vai lhe ajudar a não entrar em “pane” durante os estudos, aumentando a “vida útil” da sua jornada.
Depois de ler tudo isso qual a avaliação que você faz dos seus estudos? Você tem um bom cronograma? Sabe como otimizar seus estudos? Se a resposta for não ou você ainda tem dúvidas sobre isso, assista nosso vídeo, tem apenas alguns minutos mas você vai sanar todas as dúvidas que restaram.
Beijão
      Helena Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2 3 02 08 02 08 02 08 02 08 02 08 02 08