15 março 2016

Porque as unhas amarelam?

Oii gente, tudo bem?
Muitas clientes me perguntam por que as unhas ficam tão amarelas e o que fazer para evitar e tratar isso. São vários os fatores que podem fazer com que isso aconteça, como por exemplo alguma doença (geralmente falhas hepáticas), mas hoje focarei apenas nos esmaltes que causam esse amarelamento.

Todo mundo fala que esmaltes escuros e vermelhos tendem a manchar as unhas, mas pela minha ~experiência empírica~ notei que os vermelhos e os verdes são os que mais mancham. E quando os verdes resolvem amarelar suas unhas, é bem pior do que um vermelho. A diferença é que enquanto o vermelho costuma manchar a unha inteira, o verde fixa em alguns pontos e também sai mais rápido.

                    

Quais são os motivos?

– Unha porosa: isso varia de pessoa para pessoa, algumas pessoas têm as unhas mais porosas que outras. Ninguém tem a superfície da unha lisa e é por isso que os pigmentos dos esmaltes às vezes podem entrar nesses pequenos poros e deixar elas manchadas. Quanto mais porosa a unha, mais fundo os pigmentos “entram” e mais difícil é remover o amarelado.
– Falta de base: isso não é regra, até porque vai de encontro com o item acima. A função principal da base é proteger as unhas dos pigmentos do esmalte, infelizmente 99% delas falham miseravelmente nesse quesito, na dúvida, eu prefiro usar.
– Esmaltes vermelhos: segundo esta matéria, os esmaltes vermelhos possuem óxido de ferro. Acontece que existem pigmentos feitos de óxido de ferro (se não me engano nas cores ocre, amarelo e vermelho) e é esse pigmento o causador das manchas. O óxido de ferro tem a “cobertura” tão boa, que acaba atravessando a camada de base e grudando na sua unha. Tudo isso, claro, se a base for ruim e sua unha muito porosa.
Os esmaltes vermelhos são os que deixam o amarelado mais descarado, aquele que você vê logo que o remove, mas com o passar do tempo isso acaba acontecendo só pelo fato de usar esmalte seguidamente, sem dar chance para a unha ''respirar''.
Sempre que ficamos muito tempo sem dar uma folga para as unhas elas dão uma leve amarelada, nada absurdo, só é perceptível para quem está acostumada com as próprias. A dica de dermatologistas é a cada 10 dias dar uma folga de 1 ou 2 dias para as unhas; nada de esmalte nem base.
E como fazer para evitar isso?
– Usar base: há quem não vive sem, há quem não se importe, por via das dúvidas acho a base uma proteção a mais. Duas bases maravilhosas são: Barrier da Mavala e Clear da Seche.
– Polir a unha: essa dica também serve para quando sua unha JÁ ESTÁ manchada. Polir as unhas de vez em quando é bom, deixa a superfície mais lisa, sem imperfeições que poderiam deixar o esmalte marcado e diminui a porosidade. Mas cuidado! Polir as unhas faz com que elas fiquem mais finas e eventualmente mais frágeis, dê um intervalo MÍNIMO de 1 mês a cada polimento, se possível espere mais tempo.
– Usar um esmalte claro: essa dica é da Zatz, ela disse que quando a unha fica muito manchada ela costuma passar um esmalte clarinho; branco, azulzinho, etc. Pois, segundo ela, o esmalte claro dá a impressão de “sugar” a mancha da unha.
Há também as manchas azuis, mas sempre notei que elas saem muito mais facilmente que as amarelas, a impressão que dá é de que não impregnam tanto nas camadas da unha. Nada que uns 3 dias sem esmalte e uns bons banhos quentes não resolvam.
O maior problema com os esmaltes azulados é que alguns deles costumam manchar as cutículas na hora de aplicar, então aí vão duas dicas:
– Passar hidratante: parece bobo, mas não é. Antes de começar todo o processo de manicure, passe um hidratante nas mãos e dê atenção especial à volta das unhas, isso facilita a remoção dos excessos. Cuide para não “hidratar” a unha, pois se a unha ficar oleosa (“suja”) o esmalte tende a descascar mais rápido. Na dúvida passe um algodão com acetona apenas sobre as unhas, antes da base.
– “Escovar” as cutículas: a maioria dessas manchas chatas que grudam nas cutículas e pode-se tirar no banho. Tem coisa que não sai nem que a gente esfole meus dedos no asfalto até gastar, então aproveite a água quentinha do chuveiro e “limpe” as cutículas com uma escovinha de unha e um esfoliante corporal.
Pra grande maioria unhas manchadas não são uma das grandes preocupações, mas a aparência incomoda muito!
Existem aquelas dicas caseiras para remover o amarelado da unha usando bicarbonato de sódio, água oxigenada, pasta de dente e até limão. Confesso que tenho preguiça de ter tanto trabalho para algo que nem sei se dá certo, se o amarelado me incomodar muito eu dou uma lixada na superfície da unha e espero ela crescer para sair o restante.
E vocês, o que fazem??
Beijão, Helena Campos

4 comentários:

  1. Minhas unhas eram muito amarelas, tanto do pé quanto da mão. Comecei então a dar uma "folga" para elas, e a lixar... E melhorou muito! Hoje não passo mais esmaltes seguidos, sempre deixo alguns dias sem nada.

    Beijosss, adorei o post :)
    www.poetizandomoda.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As minhas também, depois que comecei a dar folga melhorou muito!!!

      Beijos

      Excluir
  2. Adorei saber amiga!
    Minhas unhas ficaram amareladas uma vez por usar base vencida e esmaltes vermelhos.
    Ai para sair eu tive que ir lixando até crescer a unha sem estar amarela sabe?
    Agora com suas dicas eu vou praticá-las quando ocorrer o amarelado das minhas unhas.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim e depois me conta se melhorou!!

      Beijos

      Excluir

2 3 02 08 02 08 02 08 02 08 02 08 02 08